Fala galera, constantemente bateristas iniciantes, adicionam meu msn e vêm me perguntar coisas simples sobre bateria. Então eu resolvi criar esse tópico,que pra muitos não vai ter utilidade,mas pra mta gente creio que vá ser útil!
Não tinha nada pra fazer mesmo,então mandei bala!hehe
Espero que gostem!
Pratos: Os pratos na bateria são umas das peças mais importantes e que dão muita identidade ao baterista.
Existem inúmeras marcas,modelos,tamanhos,espessuras e tipos de pratos!
Vamos citá-los:
Crash:
Crash é o também conhecido como "prato de ataque",é geralmente junto com o hit-hat (chimbal) um dos pratos mais usados no kit!
Ele é usado pra fazer acentuações,dar mais peso na música e também serve como "condução" em alguns casos. As medidas variam de 14" até grandes peças de 20" ou mais!
Hit-hat:
Este podemos dizer que é o principal prato do kit! Pois é nele que você vai conduzir a maioria das músicas! Ali fica grande parte da identidade do baterista!
Também conhecido como "chimbal", é mais usado na medida de 14" ou 13",porém existem vários tamanhos, que variam desde os pequenos como 10" até os grandes de 15". Este ao contrário dos outros, é formado por 2 peças,uma sobre a outra,que como em uma concha se unem. A parte de cima é chamada de TOP,e a de baixo é a BOTTOM. Na maioria das vezes a parte de baixo é mais pesada que a de cima.
Ride:
Este é o prato conhecido também como "prato de condução" ou " prato de apoio".
Esse prato é usado para fazer literalmente conduções na música, com o som geralmente agudo, é usado por bateristas de todos os tipos.
O tamanho mais usado é o de 20",porém existem tamanhos que variam desde 18" até grandes peças de 28"!!
Splash:
Este prato é o menor do kit! A medida mais usada é a de 10". Mas existem tamanhos desde 06".
Não tão comum como os outros 3 citados anteriormente,este prato funciona mais como um prato de efeito!
Muito usado para fazer pequenas acentuações ou apenas para dar um toque extra na música.
China:
Este prato talvez seja o mais peculiar, pois tem um som bem único! Digamos que seja um som "trash". É menos usado do que os 3 primeiros,porque assim como o splash,é um prato de efeito,usado menos vezes nas músicas. Tem um som geralmente sujo e cortante!
Marcas: Existem hoje no mundo inúmeras marcas de pratos,o número de fabricantes é realmente grande!
Nas marcas importadas,as mais conhecidas são: ZILDJIAN,SABIAN, PAISTE e MEINL.
É claro que existem muitas outras,porém estas 3 são as mais "destacadas".
No cenário nacional temos: KREST,ORION e OCTAGON e RMV.
As empresas internacionais trabalham com várias ligas,entre elas a "B20",que é uma liga com 80%cobre+20% Estanho, já as nacionais,com exceção dos pratos da RMV trabalham apenas com a liga "B8" que é formada por 92 %Cobre+ 8%Estanho,e a liga "B15" da Krest, usada no modelo "N" que tem sua composição guardada à sete chaves pelo fabricante.
A constituição das ligas não é necessariamente nessa proporção,e são geralmente trabalhadas de formas diferentes.Recebem martelamento,torneamento,alguns são usinados,etc...e é justamente por isso que cada marca tem sua identidade própria!
Modelos:
Você foi comprar pratos e se deparou com várias descrições como "thin, medium, rock e heavy", e agora?
Bom, para os Crashes,funciona geralmente assim:
Thin: São os pratos mais finos,ou seja,com a espessura menor! Se comparados aos pratos Rock são mais sensíveis!
Não são indicados para quem tem a "mão pesada" ou quer um som mais "violento".
Na maioria das vezes são pratos que abrem fácil,sem precisar colocar muita força,porém o volume não é dos maiores. São uma boa pedida pra quem toca um samba,MPB ou coisas do gênero.
Medium: Este modelo está entre os Thin e os Heavy, pois não é tão fino e sensível como os thin, e nem tão grosso como os Heavy!
São considerados os mais versáteis, ou seja, podem ser usados para diferentes aplicações,e mesmo assim se portam bem, sem parecerem pesados ou leves de mais.
Heavy: Aqui estamos falando dos pratos mais grossos! Os modelos Heavy geralmente são mais espessos,e são indicados para quem tem a mão pesada,ou para quem toca um som mais "pesado".
Esses pratos não abrem tão fácil como os Thin por exemplo,mas tem um volume muito bom se comparados aos 2 anteriores!
Pra quem toca metal,rock,etc. é uma boa escolha!
Quantos pratos devo ter?
Bom,essa é uma pergunta que realmente não tem como responder!
Existem bateristas que usam apenas 2 pratos no kit,enquanto outros usam dezenas deles!
Em um único kit,podemos ter vários hit-hats, crashes,rides, splashes e chinas.
Não há uma regra para isso, cada um decide quantos deve ter.
Que tamanho devo comprar?
Bom, essa pergunta é mais fácil de ser respondida.
O tamanho dos pratos que você vai usar depende muito do som que você toca com sua banda ou que procura em seu kit!
Se você toca Samba por exemplo, pratos grandes e pesados não seriam indicados,pois não "casaria" com o tipo de som proposto! Ao mesmo tempo em que se você toca Rock,comprar pratos pequenos e finos não daria muito certo!
Então apesar de também não haver uma regra básica na escolha deles,é bom ter bom-senso na hora de comprá-los,para não ficar uma coisa "bizarra".
Como devo posicionar os pratos em meu kit?
Bom, aqui está outra pergunta que não tem uma regra básica!
A questão de posicionamento,é uma questão muito particular. Na maioria das vezes,para bateristas destros,o Ride fica do lado direito, o hit-hat do lado esquerdo e os crashes á frente junto ao splash. O china fica nas laterais.
Porém como citei,não há uma regra para isso,se você quiser colocar o china no meio,o splash nas costas, o hit-hat na direita e o ride em cima da cabeça,sinta-se à vontade!rs
Como devo posicionar meus pratos na estante?
Os pratos quando colocados na estante(pedestal), não devem ficar muito presos,nem muito soltos!
Se o prato ficar muito preso,ele não vai vibrar como deve,e consequentemente vai rachar ou quebrar, ao mesmo tempo que se ficar muito solto, vai "dançar" muito na estante.
Portanto mais uma vez aqui deve-se usar o bom-senso.
Outro ponto importante é que não devemos posicionar os pratos muito "retos", eles devem ficar mais inclinados para o baterista. Se ele ficar muito reto,a baqueta baterá de frente com a borda,e assim o prato irá sofrer mais impacto,e consequentemente quebrará mais rápido. Apesar de muitos preferirem usar ele mais reto,os próprios fabricantes alertam sobre esse detalhe!
E outro detalhe é que também não devemos deixar o prato ter contato direto com o metal da estante! Geralmente as estantes vem com borrachinhas nos parafusos,mas se não tiver,você pode improvisar uma com mangueirinha de chuveiro mesmo,apenas para não ter contato metalXmetal.
Então tem um jeito de eu bater no prato?
Sim,existe um jeito correto de bater no prato. Para os crashes, tente não bater muito próximo à cúpula,bata próximo a borda, com o pescoço da baqueta(VIDE FOTO DA BAQUETA ABAIXO), para que o impacto não seja muito "bruto".
Outro detalhe importante,é tentar não golpear diretamente como um martelo,e sim variando feito um chicote! (FOTO ABAIXO)
NÃO devemos posicionar e bater assim:
No hit-hat o ideal é usar a ponta da baqueta e bater na superfície do prato TOP. O prato assim terá um som mais limpo,porém muita gente bate na borda mesmo para conseguir mais volume e peso.
No ride, usa-se a ponta da baqueta para conduzir no corpo do prato,e na cúpula pode-se usar a ponta da baqueta ou o pescoço da mesma! Assim conseguimos tirar um som bem mais alto e agressivo!
No splash devemos medir a força imposta! Ele por ser um prato mais fino e pequeno,não precisa da mesma força usada no crash ou china. Com menos esforço o prato já canta legal.
No china o ideal é bater na "curva" do prato, se bater na borda, o prato terá grande chance de trincar, assim como na parte interna dele. É um prato diferente,e por isso deve-se observar a maneira de tocar.
Há pessoas que usam o prato invertido,mas isso não é recomendado pois acaba com a vida útil do mesmo.
Como carregar meus pratos?
Bom,o jeito mais recomendado de carregar os pratos é utilizando Cases, porém esses na maioria das vezes são caros,então sobram as opções de Semi-cases e Bags!
Os pratos para terem uma vida útil melhor,devem ser sempre manuseados com cuidado,se possível utilizando uma flanela para pegá-los,ou luva.
No Bag,colocar um pano separando cada prato para não se tocarem,ou se já vier com divisões,não é necessário!
Existem bags feitos em espuma e também em borracha E.V.A., existem algumas empresas que fazem por encomenda seus bags.
Procure sempre evitar de deixar o prato no chão quando for apresentar ou ensaiar,pode acontecer de pisar sem querer,e acredite,isso acontece.
Fotos de bag e semi case:
BAG:
SEMI-CASE:
Meu prato sujou e agora?
Os pratos,principalmente os com acabamento brilhante,tem uma facilidade imensa para sujar! Se colocar as mãos,já fica marca!
O recomendado é que sempre após tocar, limpá-los com uma flanela seca,para tirar eventuais marcas de dedo e pó,assim não acumula muito.Mas mesmo assim,quando a sujeira junta, muitas pessoas usam produtos que criam uma camada protetora nos pratos, limpam e dão brilho. Um bem conhecido é o WD-40,que não utiliza componentes abrasivos em sua fórmula,assim não afeta o verniz do prato.Existem também produtos semelhantes como o Super-Lub.
WD-40:
SUPER-LUB:
Existem produtos que NÃO devem ser utilizados como por exemplo: Brasso, kaol, Silvo, limão e sal,entre outros!
Esses produtos são muito pesados para os pratos.
Algumas pessoas gostam de lavar os pratos com sabão de coco neutro,e água corrente,esfregando com uma esponja macia,e secando bem depois.
Para os pratos sem verniz,eu não recomendo usar nenhum produto,somente uma flanela mesmo,e em último caso um pouco de WD-40 para tirar o excesso de marcas.
Existem também os limpadores originais das marcas, são produtos específicos,que deixam o prato zerinho, mas creio eu que sejam um pouco forte. Tem que ter cuidado na hora de passar!
Geralmente em qualquer loja de música você acha pra vender!
Tem em versão de líquido e também na versão pasta! Não existe muita diferença,vai mais do gosto de quem compra.
Limpador Sabian líquido e Zildjian em pasta e líquido:
SABIAN LÍQUIDO:
ZILDJIAN EM PASTA E LÍQUIDO:
Cuidei e limpei meu prato,mas mesmo assim ele quebrou.E agora?
Se seu prato trincar, não se desespere!
Se o trincado for na borda do prato,às vezes dá-se um jeito. Existem muitos luthiers que trabalham com bateria,e que podem fazer um corte em "meia lua" em volta do corte,evitando assim que ele aumente.
O som do prato geralmente muda um pouco ou muito,dependendo do tamanho do trincado.
Se o prato quebrar na cúpula,aí fica mais difícil de recuperar,pois é uma parte vital do prato.
Tem também quem faz "bolinhas" com a furadeira nas extremidades do tricado! Para que ele pare de crescer, fazendo um furinho em cada canto.
Se mesmo após fazer o corte o prato trincar de novo, o jeito é comprar um novo!
Espero que o que eu escrevi aqui ajude o pessoal com algumas coisas mais simples!
Qualquer sugestão ou correção,só me mandar M.P. que eu edito!
Abraços!