oi, galera... dessa vez to com um pouco mais de paciencia e vo coloca tudo direitinho
Bateria: o
instrumento musical que conhecemos hj como bateria, o tambor, pode ter sido, nos primórdios da humanidade, o pai de todos os instrumentos musicais, já que foi da percussão que a música surgiu
a bateria é uma combinação de diversos elementos usados nas orquestras, a caixa por exemplo figura bastante em orquestras fazendo a base das melodias com os rufos, os surdos entram quando a musica precisa de uma base mais pesada, já os pratos, possuem um efeito bem cortante e diferente dos tambores. a bateria surgiu da combinação desses e de outros instrumentos individuais
(pra quem não sabe o diametro dos tambores e pratos é medido em polegadas)
Cada parte da bateria
Tambores: todos tambores tem duas peles, numa extreminade do casco, e na pele da outra. a pele que se toca chama-se pele batedeira ou de ataque e tem a função de receber o impacto da baqueta afim de transmitir a vibração provocada até a pele de baixo, que tem a função de responder a essa vibração, sendo denominada, portanto, como pele de resposta. existem alguns tambores e instrumentos de percussão que não tem a pele de resposta (isso da sonoridades diferentes)
ponto de afinação: os pontos de afinação são os parafusos que pressionam a pele ao casco cilíndrico do tambor. é através deles que podemos regular a tensão da pele, e consequentemente, a quantidade de vibração que ela produzirá e também a nota produzida pela percussão do dito tambor
Caixa/Snare drum:
é o tambor mais agudo, ela e o bumbo são os tambores que tem mais afinações, por ser uma das principais "peças" da bateria. as caixas, em particular podem ser feitas de madeira ou metal. Geralmente é tocado com baquetas de madeira. A caixa é muito valorizada na música cubana, no funk e no jazz e na música brasileira, até dispensando o uso de tons e surdos. O som particularmente agudo dela se deve a uma esteira de fios metálicos que é colocada na parte de baixo, quando percutido, o tambor faz essa esteira vibrar também, resultando no som peculiar da caixa. Suas medidas não variam tanto, a maioria das caixas possui em média diâmetros de 14''. são também os tambores que em geral apresentam as menores profundidades. Todas as caixas possuem um componente denominado automático, que tem a finalidade de esticar ou afrouxar a esteira metálica, afim de regular o contato entre a pele e a própria esteira, alterando assim o som tirado do tambor
Bumbo/bass drum (meu favorito ):
bumbo é o tambor mais grave da batera. bumbos geralmente são tocados com baquetas com ponta de feltro ou pedais com batedores de pontas também de feltro. O bumbo é o componente mais usado no heavy metal e suas variações. na maioria das vezes é o tambor que apresenta as maiores medidas, tanto em diâmetro quanto em profundidade , geralmente entre 20'' e 22'' ou até 24" (eu acho isso exageiro)
tons/high tons:
são os tambores mais agudos entre a caixa e o bumbo. usados principalmente pra executar viradas, que são combinações de notas que podem, incrementar a estrutura de um compasso, preencher buracos na harmonia da música ou mesmo acompanhar as notas dos outros instrumentos musicais. normalmente os tons ficam na frente do baterista, seja ele canhoto ou destro. Podem ser montados em cima do bumbo ou em racks, ou podem ser suspendidos por pedestais.Suas medidas variam bastante, desde 8'' até 18'', com profundidades um pouco maiores que as caixas
surdo/floor tons:
os tambores mais graves da bateria, usados também nas viradas, tem um som mais pesado que os tons comuns. normalmente ficam à direita do baterista destro e à esquerda do baterista canhoto. na maioria das vezes eles possuem uma estrutura própria pra se manter em pé, mas podem também serem suspensos em pedestais e racks. tem varias medidas, desde 14", 16" ou 18", geralmente possuem grandes profundidades, as vezes comparáveis com os bumbos, podendo ter o dobro ou o triplo da profundidade de uma caixa
Pratos
eles servem basicamente pra conduzir ou dar um "thã" a mais na musica. todos os pratos possuem corpo e cúpula, o cúpula é a parte mais elevada em relação ao corpo, localizada centro do prato. o corpo é ressonante e grave, a cúpula tem um som mais seco e agudo
ligas de pratos:
Latão: de baixa qualidade, utilizada na fabricação de pratos para estudantes. fabricantes nacionais e estrangeiros a usam com frequência.
B8: de qualidade boa, utilizada pratos para intermediarios. usada por fabricantes nacionais e estrangeiros.
B10: liga metálica de qualidade mediana, usada em pratos semi-profissionais. fabricantes nacionais e estrangeiros usam.
B15: liga metálica de qualidade média-alta, que abrange pratos semi-prof. e profissionais. usada por fabricantes nacionais e estrangeiros.
B20: liga metálica da melhor qualidade, utilizada em pratos profissionais. utilizada por fabricantes estrangeiros (no Brasil ainda não se produz a liga B20).
PS: lembre-se que só por que um prato é de liga B20 ou B8 você vai ou não gostar dele... como diz minha mãe: cada um tem seu cú traduzindo para lingua dos humanos: tem gosto para tudo
tipos de pratos:
Chimbal/Hi-hat
formado por dois pratos montados um sobre o outro, fechando de modo que as duas cúpulas ficam opostas. junto com a caixa e o bumbo, o hi hat é o principal componente da batera. usado muito para a condução, também é muuuito usado na marcação dos tempos ou contra tempos. dele podemos tirar efeitos bem peculiares , já que são dois pratos soando ao mesmo tempo , e usando o pedal da máquina de chimbal que sustenta os dois pratos é possível abrir e fechar para multiplicar o som ou então abafá-lo. Suas medidas podem variar bastante. usa com bastante frequência o abre-e-fecha da máquina de hi hat em conjunto com o bumbo
Prato de condução/Ride:
é usado para condução, e as vezes, para acentuação (principalmente no jazz). é muito duro e pesado pra ser usado como um prato de ataque, então é normalmente utilizado para condução. as principais características deste prato são o seu peso, sua rigidez e sua cúpula grande. com tudo isso é possível tirar um "som de sino" dele, e sua é rigidez serve exatamente pra isso. Percutindo o corpo de um condução você irá tirar um som mais aberto e ressonante, um "teemmm....". Já tocando a cúpula você vai produzir um som mais seco, agudo e menos ressonante, algo como "timmm...", pois ela é a parte mais pesada do prato. O prato de condução é o tipo de prato com as maiores medidas, já que precisa de bastante área de contato com as baquetas. Há pratos de condução que não possuem cúpula (denominados flat-rides), e que possuem o efeito de ressonância com mais potencia
Prato de ataque/Crash (não é o jogo de video game hein kkkk):
bem maleável , para que possa ressoar bastante, a ressonância é a principal característica do crash. emite um som bem aberto e mais "violento". comumente utilizado para fechar ou abrir os compassos com mais volume, pode também ser tocado durante uma virada, ou ser usado para condução. normalmente tocado em conjunto com o bumbo ou com a caixa. Possui medidas medianas, um pouco maiores ou até do mesmo tamanho que os chimbais.
Splash:
eles são como pratos de ataque anões. mais não tem tanto som tanto quando os pratos de ataque. O som deles é extremamente cortante, algo como "tsssss". como os Crashes, os splashes são usadas para acentuação, mas quando se exige um volume menor e uma vibração que dure menos tempo. pode ser usado para condução. pode ser tocado junto o bumbo , caixa, durante as viradas, enfim. é o prato que apresenta as menores medidas entre 6" e 13"
China:
é o prato que emite o som mais exótico (referência aos gongos chineses), algo como "xááááá". é tipo um prato de ataque que apresenta uma curvatura em sua borda, essa curvatura lhe confere um som extremamente "sujo" e perfeito para aplicação de efeitos em certas regiões da música. pode ser tocado junto com a caixa, bumbo ou fazer parte de uma virada também. normalmente possui a medida de um prato de ataque, ou maior
todos estão acompanhando? la vo eu de novo hein...
ja fiz um topico falando de baquetas, ele fico meio incompleto... agora vo faze direitinho , MAIS VOU FALAR SOBRE A BAQUETA EM GERAL, NADA DE MARCAS...
Baquetas
Cabeça/ponta:
é a parte menos da baqueta ela que transforma o movimento em som, cabeças bem desenhadas e com precisão no corte de seus perfis são fundamentais para a qualidade sonora nos pratos e tambores
...
algumas baquetas tem nanopla de borracha, servem para deixar ela menos escorregadia para o baterista
Ponta de madeira:
serve pra maioria (ou todas) as coisas
Ponta de nylon:
realça o som dos pratos, principalmente do Ride
Ponta de feltro:
toca-se com ela em kits de percussão e para fazer rulos nos pratos
2A e 2B: as mais pesadas, específicas pra estilos musicais que exigem um certo volume do instrumento, como o heavy metal
5A e 5B: de peso médio, pode ser usada em qualquer estilo musicas
7A: é uma baqueta leve, específica para estilos do qual se exige rapidez nas e definição nas notas, como o jazz/funk (eu uso dessa para rock e metal )
PS: mais só por é indicado por exemplo para heavy metal não significa que seja regra só usar pra isso, é mais de gosto
Outros tipos de baquetas:
Vassourinhas:
baquetas especias para jazz e seus derivados, como a bossa nova, mas que também são muito utilizados na música tipicamente brasileira, como o frevo ou o baião... formado por um corpo cilíndrico, e um conjunto de pequenos fios metálicos ou plásticos , que tem a função de raspar a pele da caixa, para produzir-se um som como "shh"
Baquetas acusticas/drum stick rods:
baquetas especiais para ambientes fechados em que o som se espalha demais. Sua função é conter um pouco do volume de som tirado dos componentes da bateria, ela é formada por um conjunto de varetas, de mesmo comprimento unidas verticalmente, geralmente de bambu. Geralmente possuem elásticos que permitem ajustar a tensão entre as varetas, quando mais separadas, mais seco será o som produzido, e quanto mais juntas, mais aberto e potente será o som. também tem variações desse tipo para cada gênero musical
bom... galera é isso, eu tenho mais para escrever mais to com priguiça (também, to escrevendo deis das 4 da tarde)
tchau...