Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 3.2/5 (320 votos)



Partilhe esta Página

 Observação:

  

Patrocinadores


  Batera.com.br 

 

  Utilitarios 

 

Alcohol 120% Adobe Flash PlayerCCleanerEmule

 

 FilZipGoogle ChromeGoogle EarthInternet Explorer

 

 KM Player Media Player ClassicMessenger Plus MSN Messenger 2009

 

 OperaPicasaRealtekReal Player

 

 Download Accelerator PlusFormatFactoryuTorrentVirtual DJ

 

 XP Codec PackWindows Media Player 11WinampWinrar

 

   VDownloaderAvast AviraKaspersky

 

 NOD 32Microsoft Security EssentialsAdobe Reader   Skype

 

 DirectxPhoto FiltreShareaza   Messenger Discovery Live

 

Puxa RapidoRevo Uninstaller  Team Viewer  The Gimp


Rede sociais


 tthp://www.orkut.com.br

/Main#Community?cmm=122437203


 http://www.facebook.com

/euamobateria228


 https://twitter.com/




 

 


Fortalecendo o groove
Fortalecendo o groove

Introdução

Manter um groove sólido é o elemento mais importante para a execução da bateria, não importando se é um padrão rítmico simples ou complexo, e nem o andamento que está sendo executado.

A maneira pela qual o tempo é percebido, é muito importante. Ed Soph, um grande baterista e professor, diz que "um andamento consistente é produzido por notas e pausas colocadas, exatamente, cada uma nos seus respectivos lugares. As pausas ou silêncios entre as notas devem ser percebidas, assim como as notas que são tocadas". Isto é uma questão de treino... aprender a perceber os intervalos existentes entre as notas.

Trabalhar com um metrônomo ou um sequenciador pode ser de grande benefício neste processo de aprendizagem. Tocar os padrões rítmicos até obter um bom "feel" pode ser um tanto tedioso, mas é compensador. Gravar a si mesmo para observar os erros de andamento é também muito útil. A falta de concentração também é um fator que influencia na variação do andamento. Vejamos agora, algumas 
sugestões para a prática dos exercícios:

  1. Pratique com um metrônomo ou sequenciador;
  2. Esteja certo de que cada exercício foi praticado lentamente no começo. Comece com 60 bpm, então aumente gradativamente o andamento;
  3. Pratique cada exercício por 5 minutos sem interrupção, mantendo um groove constante. Enquanto toca, focalize cada membro e relaxe, lembrando-se que a tensão inibe a execução;
  4. Sem tocar nenhuma nota, mentalize o que cada membro tem que fazer, esteja certo da função de cada um e como eles irão contribuir para a formação do groove completo.

Se você está tendo problemas para coordenar suas mãos e pés, uma ótima coisa a se lembrar é que coordenação é basicamente organização.

Pratique cada exercício prestando atenção às notas acentuadas e às não acentuadas. Quando houver exercícios com combinações de mãos que você nunca viu, procure dominá-las primeiro, depois você as aplica aos ritmos.

Exercícios

Estes exercícios são bem simples mas ajudam a desenvolver um equilíbrio entre as mãos e pés, e também a "limpar" o som do prato de condução. Faça os acentos na cúpula do condução destacando bem as cabeças de tempo e os contratempos. Lembre-se de focalizar cada membro separadamente para obter a melhor qualidade de som possível. 

Acentuando a cabeça dos tempos

 

 

Acentuando os contratempos

 

 

 

Introdução

Para manter um groove "forte" é preciso ter um bom equilíbrio entre os membros. Nos exercícios abaixo temos algumas variações de bumbo aplicadas às seguintes combinações:

1. Condução e chimbal na cabeça dos tempos; 
2. Condução na cabeça dos tempos e chimbal nos contratempos; 
3. Condução nos contra tempos e chimbal na cabeça dos tempos; 
4. Condução e chimbal nos contratempos.

Pratique cada variação separadamente e depois passe de uma variação para outra sem interrupção. Comece lento (60 bpm) e concentre-se em cada membro separadamente, verificando a igualdade de uma nota para a outra e mantendo um equilíbrio no groove como um todo. Primeiramente temos oito variações de bumbo em colcheias e depois oito variações em semicolcheias. Não "corra" simplesmente através dos exercícios, pratique cada um com bastante atenção e disciplina.

Exercícios

 

 

 

 

 

 

 

 

Estes exercícios tem como objetivo trabalhar com acentuações na condução (mão direita para os destros) enquanto mantemos um mesmo padrão de bumbo e caixa.

Variações acentuando o chimbal.

Exemplo:

 

Exercícios

 

 

 



Vamos aplicar os acentos em outros instrumentos da bateria.

Exemplo:

 

Exercícios